---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Comunicação
UM VERDADEIRO SHOW DE DECLAMAÇÕES: ASSIM FOI O XIII CONCURSO DE POESIAS EM SÃO CARLOS

Publicado em 11/11/2019 às 12:14 - Atualizado em 12/11/2019 às 07:41

A Secretaria de Educação de São Carlos realizou na última quinta-feira (07) o XIII Concurso de Declamação de Poesias com a participação de alunos do ensino Fundamental e Médio das Escolas Municipais Prof. Mário Xavier dos Santos de São João, Pe. Jorge Annecken de Bela Vista e Pe. Nicolau Gouverneur de Pratas; Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde e Carlos Culmey; Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC e Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA – Unidade de São Carlos.

Durante o evento também aconteceu a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos da EM Pe. Nicolau Gouverneur, coordenados pela professora de Artes Maria Odete Ruschel, Produtos artesanais da Professora Miriam Zart Herbert, além da exposição e venda de livros dos palestrantes Vilker Martins e Elizandro Pagani.

Na abertura do evento, na parte da tarde e noite estiveram presentes o prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander e primeira dama Fernanda Fank, secretário de Educação Sadi Baron, Presidente da Câmara de Vereadores Ademir Antonio Damin, secretários municipais, diretores de escolas, soberanas do Kerbfest, Moises Zucki Gerente local da SICREDI Alto Uruguai, parceira da Educação através do Programa A União Faz a Vida – PUFV.

Foram jurados na parte da tarde, a Professora Mirian Zart Herbert, o Historiador Jefferson Luiz Ribas de Oliveira, Professora Marlete Arens, Professor Mateus Potrich Bellé e o palestrante Vilker Germano Martins; e a noite, o Arquiteto Urbanista e escritor Marcelo Werle, a Fonoaudióloga Cintia de Souza Dacorégio, Palestrante Elizandro Pagani e a Jornalista Juliana Giongo que julgaram capacidade de expressão, pronúncia e entoação e respeito a integridade do poema.

No período Vespertino, concorreram em quatro categorias: 6°, 7°, 8° e 9° anos e a abertura contou com a participação da vencedora da categoria Ensino Médio de 2018 Ingrid Eckardt Schmitz, declamando o poema O Amor Bate na Porta de Carlos Drummond de Andrade.

A classificação ficou da seguinte forma:

Na categoria 6° ano

1° lugar: Valentine Linhares Moreira com o Poema Anjo Negro de Paulo Ricardo Costa, representando a EEB Cardeal Arcoverde. Professoras responsáveis: Édina Peretto e Pedagoga Angela Bonissoni Kroth.

2° lugar: Marina Elis Campo declamando o poema A Lavadeira de Cora Coralina, representando a EM Pe. Nicolau Gouverneur de Pratas. Professora responsável: Maria Odete Ruschel.

3° lugar: Rayssa Nicoli Godoy e Stefani Caroline Knorst Watte que declamaram a poesia Poema do Amigo de Silvio Brito, representando a EEB Carlos Culmey. Professora responsável: Vanderlene Signori Werlang.

Categoria 7° ano

1° lugar: Victor Lauschner Schlee com o poema Aleatório de autoria própria, representando a EEB Cardeal Arcoverde. Professora responsável: Édina Peretto.

2° lugar: Luiza Kern com o poema Todas as Vidas de Cora Coralina, representando a EM Pe. Nicolau Gouverneur de Pratas. Professora responsável: Maria Odete Ruschel.

3° lugar: Daiana Lais Hoss com a poesia Meus Oito Anos de Casemiro de Abreu, representando a EM Pe. Jorge Annecken de Bela Vista. Professora responsável: Danieli Endler Simon.

Categoria 8° ano

1° lugar: Dandara Raissa Assmann com a poesia Boneca de pano de André da Costa, representando a EM Pe. Jorge Annecken. Professora responsável: Danieli Endler Simon.

2° lugar: Raissa Stefani Leoblein declamando a poesia Geni e o Zepelim de Chico Buarque, representando a EM Pe. Nicolau Gouverneur de Pratas. Professora responsável: Maria Odete Ruschel.

3° lugar: Barbara Gabriela Gonçalves da Rosa com a poesia Quase de Sara Westphal, representando a EEB Carlos Culmey. Professora responsável: Vanderlene Signori Werlang.

Categoria 9° ano

1° lugar: Elis Maria Schemberger com a poesia O Forte de Marccelie Machado, representando a EM Pe. Jorge Annecken. Professora responsável: Danieli Endler Simon.

2° lugar: Cauane Zart e Jaine Klier Etges declamando a poesia A Corrida da Vida de Braulio Bessa, representando a EM Professor Mário Xavier dos Santos de São João. Professora responsável: Geci Endres.

3° lugar: Maria Eduarda Ruhoff com a poesia A Origem da Fome de Braulio Bessa, representando a EM Pe. Nicolau Gouverneur de Pratas. Professora responsável: Maria Odete Ruschel.

No período noturno aconteceu o Concurso na categoria Ensino Médio. A abertura foi realizada com a participação da aluna vencedora da categoria Ensino Fundamental de 2018 Gabriela Lemonie de Oliveira com o poema Caso do Vestido de Carlos Drummond de Andrade.

A classificação ficou da seguinte forma:

1° lugar: Cassandra da Silva com a poesia A Arca de Noé de Ruth Rocha, representando a EEB Cardeal Arcoverde. Professora responsável: Elisabete Marilu Reck.

2° lugar: Laiane da Silva Alves Timbó declamando a poesia Diversidade de Braulio Bessa, representando o CEJA. Professora responsável: Edilene Appelt.

3° lugar: Jhenifer Lahana Kaspary Ramos com a poesia Congresso Internacional do Medo de Carlos Drummond de Andrade, representando o IFSC. Professor responsável: Geovani Henrique Santos de Souza.

Cada aluno declamador, jurado e professor responsável recebeu ao final uma muda de árvore nativa do Projeto Carbono Zero e certificado de participação. Os segundos e terceiros lugares de cada categoria receberam como prêmio um livro cada. Os primeiros lugares em cada categoria receberam um livro, um pendrive, medalha e certificado.

A Diretora da Escola Municipal Padre Jorge Annecken de Bela Vista Sidirléia Argenta Assmann parabenizou suas alunas pela participação e pelas conquistas. “As meninas foram orientadas pela professora Danieli Endler Simon. Agradeço a equipe escolar pelo apoio, por todo empenho e dedicação, motivo de orgulho para nossa escola. Parabéns a Secretaria de Educação pela organização, estava tudo muito lindo”, completou.

A professora Maria Celia Frohlich, coordenadora e idealizadora do XIII Concurso de Declamação de Poesias fez um agradecimento a todos que se envolveram e se empenharam para que este evento fosse um verdadeiro sucesso. “Um agradecimento especial aos gestores escolas, aos professores, às equipes pedagógicas envolvidas, as empresas parceiras deste evento, a cada munícipe que se fez presente, ao prefeito Rudi Miguel Sander, presidente da Câmara Ademir Damin, aos jurados que se deslocaram de outras cidades sem custos, aos palestrantes Elizandro Pagani e Vilker Martins que vieram compartilhar seus conhecimentos e, em especial, aos alunos declamadores. São eles os grandes protagonistas deste evento premiando-nos com as suas declamações. Um muito obrigada a todos. A cultura agradece. A poesia agradece. Em nome da Secretaria Municipal da Educação e do secretário Sadi Baron os nossos agradecimentos”, finalizou.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar