MOSTRA PEDAGÓGICA DO PUFV NO CEIM MUNDO ENCANTADO DESTACA A CULTURA GERMANICA

Publicado em 06/11/2019 às 12:15 - Atualizado em 06/11/2019 às 14:47

O Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM - Mundo Encantado de São Carlos realizou nesta terça-feira (05) a Mostra de Trabalhos do Projeto “BRINCANDO E CONVIVENDO COM A CULTURA GERMÂNICA” do Programa A União Faz a Vida – PUFV.

Este projeto visa conhecer a cultura alemã, valorizando a diversidade humana, favorecendo as diferenças, abordando essa cultura através do processo de conhecer, descobrir, interagir, e apoiar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

Como no município de São Carlos a população é predominante de origem Germânica, as danças típicas tem representado uma das principais ferramentas de disseminação e preservação da cultura alemã. Pensando nisso, a expedição investigativa se deu no próprio CEIM, onde as crianças assistiram vídeos do grupo mirim de Danças Folclóricas Alemãs Edelweis da Linha São João, São Carlos. Neste dia estiveram presentes o Fritz e a Frida da Kerbfest e Fritz e Frida Mirim com suas roupas típicas, aproveitando o momento para interagir com as crianças com brincadeiras e muita dança.

Segundo a diretora do educandário Inês Eckhardt “num primeiro momento algumas crianças choraram, mas logo se empolgaram com as danças e entraram na brincadeira, mesmo porque algumas juntamente com os pais participam do grupo de danças e vivenciam está experiência. No CEIM também são realizadas práticas onde as crianças são envolvidas já que é um evento cultural da cidade”, frisou.

Alunos da turma IV relataram que “foi muito legal, gostei muito de usar o vestido de Frida e a roupa de Fritz.” “Amei o desfile, amei a roupa e a tiara.” “Gostei de aprender a cantar o Hino de São Carlos, que no início só tinha mato e animais e que para ir no mercado tinha que pegar a carroça”, disseram empolgados.

A professora Claudete Piccini Mees ressalta a importância destes projetos pois “sabemos que nossa responsabilidade com os pequenos é proporcionar brincadeiras, desafios, espaços de relações, o desejo de criar e se expressar. No entanto, buscamos através do projeto, garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. Através de histórias, danças, músicas, brinquedos, brincadeiras e comidas típicas, oportunizando as crianças a viver experiências da cultura germânica tão presente no seu cotidiano”.

Segundo o depoimento dos pais Luana e Rafael Faraco Werlang “o município de São Carlos foi colonizado por sua maioria, de Europeus vindos da Alemanha e esta cultura é muito forte no nosso município. A maioria das famílias advém de origem Germânica, sendo mantido a língua/dialeto na maior parte delas. Acreditamos ser muito importante para nossas crianças, conhecerem diferentes culturas, principalmente a que representa nosso município, para que assim possam crescer respeitando a todos os povos, culturas e raças. Cada uma com sua beleza e seu valor. No desfile cívico do dia 07 de Setembro, inclusive, as crianças do CEIM Mundo Encantado homenagearam a cultura alemã desfilando com traje típico desta cultura. Estavam lindos. O desfile foi lindo e muito proveitoso”, comentaram.

A Diretora Inês agradeceu a todos que participaram desta mostra de trabalhos, como o Prefeito Rudi Miguel Sander, Secretário de Educação Sadi Baron, Casais Fritz e Frida, Soberanas do Kerbfest, a Coordenadora Educacional Janete Maria Sander Giongo, a representante do SICREDI Alessandra Wickert, pais e demais que marcaram presença. Ela lembrou que o mais importante ainda foi a participação de todos os colaboradores da escola, desde a direção, professores até as serventes. “As professoras do CEIM são as criadoras e também a peça fundamental desse projeto. A dedicação das mesmas ao trabalho e às crianças nos orgulha muito”, finalizou.