GRANDE PÚBLICO PRESTIGIOU CONGRESSO DA FAMILIA EM SÃO CARLOS

Publicado em 22/08/2019 às 15:15 - Atualizado em 22/08/2019 às 15:56

Aconteceu na noite desta quarta-feira (21) o IX Congresso da Família: a importância da família no processo ensino-aprendizagem e na formação de um cidadão. O evento aconteceu no salão paroquial de São Carlos, que ficou pequeno diante de tão grande público que se fez presente.

Na abertura, diversas autoridades se fizeram presentes, à exemplo do Secretário de Educação Sadi Baron, vice-prefeito e Secretário de Saúde Kelen Rodrigo Giongo, primeira-dama Fernanda Fank, vereadora Iara Schoenberger, que na ocasião representou o presidente da Câmara Ademir Antonio Damin, Douglas Franz representante do SICREDI, parceiro através do Programa A União Faz a Vida - PUFV, secretários e diretores municipais, equipe da Secretaria de Educação do município, diretoras das escolas estaduais, servidores, pais, alunos e familiares. Após execução do Hino Nacional Brasileiro, as autoridades deixaram sua mensagem, e o prefeito Rudi Miguel Sander, que se encontrava em viagem a Capital Federal, por videoconferência também deixou sua mensagem.

Após os pronunciamentos, houve apresentação da Banda Municipal de São Carlos juntamente com o grupo de Danças Arte em Movimento dos professores Marnico Marschall e Janete Marcon, seguido de uma palestra-show com Elizandro Pagani. Em paralelo também aconteceu a feira de livros e brinquedos artesanais em madeira, além de um coquetel cooperativo.

O IX Congresso da Família foi organizado pela Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria de Educação, com o apoio do PUFV, abordou temas nas áreas familiar, afetiva e profissional, fazendo um resgate de valores, motivação e sonhos, com falas, reflexões, canções e histórias de vida.

A Coordenadora Local do PUFV Janete Maria Sander Giongo, fez um agradecimento especial a todos que se fizeram presentes, dizendo que o PUFV é parceiro de ações como estas, onde trabalham a cooperação e a cidadania, valores que precisam ser resgatados na atual sociedade. “E ter a presença da família num evento como este, torna-se cada vez mais visível que estão sim, parceiros da educação. Estamos muito felizes, agradecendo de coração a cada um que veio e continuem apoiando a escola, continuem a ser parceiros no processo de ensino-aprendizagem, porque o nosso objetivo é um só: a criança”, disse Janete. “A educação é um processo, e a família faz parte desse processo. Por isso, a escola e família tem o objetivo único de conduzir a criança conforme a Lei de Diretrizes e Bases – LDB prevê: realizar o pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assim, família e escola tem interesse comum, que é a criança”, finalizou.