SÃO CARLOS É CITADA COMO REFERÊNCIA EM WORKSHOP DA EDUCAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

Publicado em 09/07/2019 às 16:37 - Atualizado em 09/07/2019 às 16:37

O Secretário de Educação de São Carlos Sadi Baron juntamente com a Coordenadora Educacional Janete Maria Sander Giongo, participou nesta segunda-feira (08) de um Workshop para proposição de modelos de referência em consórcios municipais de desenvolvimento e inovação da educação catarinense com a participação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, Secretaria de Estado da Educação - SED, Federação Catarinense de Municípios - FECAM e União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME.

O workshop aconteceu na Secretaria de Estado da Educação e contou com a participação do Secretário de Estado da Educação Natalino Uggioni, Presidente da FECAM Joares Ponticelli, Presidente do FNDE Professor Carlos Alberto Decotelli, Presidente da UNDIME Patrícia Lueders e todos os secretários regionais representando as Associações de municípios.

O presidente do FNDE Professor Carlos Alberto Decotelli destacou a proposta da entidade,” não somente pelo agente repassador, mas também pelo gestor estratégico das finanças da educação no Brasil. E, ao saber que São Carlos tem desenvolvido um trabalho diferenciado, tem interesse em melhorar a qualidade na educação, estamos fazendo a conexão entre qual é o pedido, a orientação, a determinação do presidente Bolsonaro e aquilo que o FNDE está sendo direcionado. Ou seja: menos Brasília e mais municípios, menos Brasília e mais diálogo, menos Brasília e mais aprendizado com quem realiza o trabalho. E São Carlos é referência para o FNDE; aprender como melhor qualificar a educação dos municípios. Parabéns São Carlos, parabéns Secretário Sadi Baron, parabéns Orientadora Janete, parabéns pela estruturação que estão realizando na educação do município. Obrigado pelo empenho e continuem nos ajudando o Brasil a ter uma educação qualificada, com melhores IDEB’s, com melhores oportunidades, para a cidadania se realizar como pessoa, como ser humano, e contribuir para uma sociedade mais justa, mais equilibrada e auto gratificante”, finalizou Decotelli.

O Presidente da FECAM Joares Ponticelli também se reportou sobre os trabalhos deste encontro: “Foi uma provocação muito interessante que o presidente do FNDE nos fez, aceito prontamente pela FECAM, UNDIME, Secretaria de Educação, e hoje tivemos uma manhã extremamente positiva no sentido de implementar estas experiências de consórcios na área de educação. Temos experiências muito exitosas nas associações, na FECAM, por conta de consórcios que viraram referência. Temos o SIGA, por exemplo, como maior consórcio do Brasil. O CIMCatarina se tornando o maior consórcio de compras do país; agora vindo os consórcios de infraestrutura; os consórcios de saúde funcionando muito bem em várias associações, e agora, este desafio extremamente positivo, no sentido de otimizar o pouco dinheiro público que se tem, para construir soluções que nos permitam elevar cada vez mais a qualidade de educação. Não podemos mais ficar pensando em educação só no âmbito do município, até porque, de nada adianta São Carlos progredir, prosperar se a vizinhança não acompanhar. Ou crescemos pensando em região e estado, ou os problemas do vizinho virão para nós. Não podemos desenvolver um município como uma ilha. Precisamos desenvolver dentro de um contexto envolvendo todos os entes. No caso da educação, a rede pública municipal, estadual, particular; é preciso pensarmos o todo e o propósito do consórcio é exatamente este. Claro que ele é um consórcio mais voltado para a área pública, mas, quando começamos a pensar no contexto regional do desenvolvimento da educação, acabamos envolvendo outros agentes, outros atores e quem ganha com isso é a comunidade. Por isso fiquei muito feliz em ver a representação de São Carlos, da nossa associação de municípios com um case em desenvolvimento, foram seis cases apresentados de praticamente todas as regiões do estado, mas vejo que São Carlos ocupou um espaço muito importante hoje, porque tem uma gestão diferenciada e efetivamente preocupada com a educação, com o futuro de São Carlos, com o futuro de Santa Catarina. Não há como pensar no futuro do estado, se não pensarmos em investir e priorizar a educação. E foi isto que São Carlos demonstrou aqui para Santa Catarina no dia de hoje”, finalizou Ponticelli.

O Secretário de Educação de São Carlos Sadi Baron falou da participação do município de São Carlos neste Workshop, onde foram discutidas as tecnologias e inovações na área de educação em Santa Catarina. “Recebemos neste encontro, uma notícia maravilhosa do presidente da FNDE de que, a partir desta data, estarão sendo liberados os recursos a nível de país, em especial o nosso município, para a conclusão das obras da nossa creche pró-infância. Estamos muito felizes, pois já estivemos em Brasília juntamente com nosso prefeito Rudi Sander, articulando com os deputados, para que pudéssemos dar continuidade a esta obra tão importante, e dando a oportunidade para a população de São Carlos ter uma creche com uma estrutura qualificada, nos padrões federais. Temos uma equipe maravilhosa na nossa região da AMOSC pensando na qualidade da educação. E como falou o presidente da FNDE, São Carlos é uma referência regional, não só no campo da educação, mas também como lideranças pensando o desenvolvimento para toda região”, completou Baron.