SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E VEREADORES DE SÃO CARLOS VISITAM EMPRESA DO PROGRAMA RECOLHA

Publicado em 15/05/2019 às 08:39 - Atualizado em 15/05/2019 às 08:43

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Cléo Kunst juntamente com o os Vereadores Fernando Signori e Ademir Antonio Damin realizaram na última quarta-feira (08) uma visita na sede da empresa que realiza a coleta dos animais mortos em São Carlos e mais 32 municípios do Oeste, através do programa Recolha. Acompanharam o trabalho de vistoria os auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para decidir sobre o prosseguimento deste importante projeto piloto de recolhimento dos animais mortos.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Carlos José Cléo Kunst falou sobre esta visita destacando a participação de 05 auditores do MAPA que estiveram inspecionando e fazendo os levantamentos dentro da empresa sobre a parte sanitária, a maneira que é feita a coleta e demais questões da Unidade de Processamento em Concórdia onde é produzido o farelo, a farinha de ossos e demais derivados. Estes dados, segundo Kunst, serão levados a Brasília onde serão feitas análises criteriosas e, após esta análise, será elaborado um documento sobre a questão da sanidade animal, sobre doenças que podem ser transmitidas pela rodada dos recolhimentos, as entradas em propriedades para a recolha, entre outros.

“Acreditamos que o MAPA irá analisar com carinho esta questão e dará esta atenção aos produtores rurais para dar continuidade ao programa RECOLHA, pois para os produtores se torna mais fácil e prático uma vez que não será necessário enterrar os animais e contaminar o meio ambiente. Então, estamos aguardando uma reposta e torcendo que seja positiva, pois o RECOLHA foi o programa com melhor avaliação por parte dos nossos agricultores”, concluiu o secretário.