PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO CARLOS

Publicado em 14/05/2019 às 16:38 - Atualizado em 14/05/2019 às 16:38

Aconteceu na manhã desta terça-feira (14) mais uma visita da equipe do Programa Saúde na Escola. A ação deu-se no Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Mundo Encantado. Foi uma visita da Enfermeira Michelle Brescovite juntamente com o Prefeito Rudi Miguel Sander e o Vice-prefeito e Secretário de Saúde Kelen Giongo.

Conforme a Enfermeira Michelle, este programa contempla 12 ações que abrangem as mais diversas áreas que são desenvolvidas no decorrer do ano letivo. São avaliações de saúde bucal, triagem oftálmica para detecção de problemas de visão, dificuldade auditiva; já foi realizada uma triagem auditiva e oftalmológica, com as crianças que tem alguma dificuldade tanto de dicção quanto de audição pela fonoaudióloga; realizados testes de visão, o que, segundo Michelle, neste ano está sendo aplicado em todas as escolas municipais.

“Como são 12 ações e depende de um grande número de profissionais, pois são aproximadamente 900 crianças, é um número bem grande para atender, temos que realizar estas ações conforme a maior necessidade e conforme a disponibilidade de profissionais”, ressaltou. “Hoje, aqui no CEIM Mundo Encantado, estamos desenvolvendo uma triagem das condições de saúde das crianças de um modo geral: higiene, limpeza e saúde bucal. Há também uma ação dos dentistas com relação a escovação dos dentes e aplicação de flúor, porém, esta ação só pode ser desenvolvida com crianças maiores de 06 anos. Outra ação que também estamos realizando é a verificação das carteirinhas de vacinação. Além das vacinas normais da infância, também estamos enviando convites para os pais para aderirem a campanha de vacinação da Gripe, onde as crianças que estamos trabalhando hoje, estão todas na faixa etária de risco, ou seja, menores de 06 anos”, comenta a enfermeira.

Ela lembra que no decorrer do ano, serão desenvolvidas também outras atividades em parceria com a Secretaria de Educação, à exemplo de combate do mosquito Aedes Aegypti, prevenções, Cultura e Direitos Humanos, Prevenção de violência e acidentes, prevenção ao uso de álcool e outras drogas. “Temos um cronograma que estaremos seguindo para poder atender aos alunos da rede municipal com estas 12 ações. Ao final também teremos uma avaliação individual de cada aluno sobre as medidas antropométricas, que avaliam a questão da nutrição, pois atualmente, temos um grande número de crianças com sobrepeso; e a hora de corrigir este problema é agora, enquanto são crianças, através de alimentação saudável, dietas, onde passamos algumas orientações juntamente com a nutricionista, para ver qual a dieta mais adequada, quais crianças estão em faixa de risco, para a gente poder desde agora, fazer um acompanhamento. É nesta idade que conseguimos incutir alguns costumes saudáveis nas crianças, como: trabalhar a questão das vacinas, ensinar e orientar referente a paz, o respeito, do autocuidado, higiene corporal e bucal, de não jogar lixo na rua, do cuidado coletivo, do cuidado com o meio ambiente e tantos outros cuidados que devemos ter com a gente mesmo e com os outros”, finalizou Michelle.

A diretora Inês Ulsenheimer Eckhardt também falou da importância deste programa para as crianças e parabenizou toda a equipe que o desenvolve, demonstrando esta preocupação com as crianças do município, “pois a nossa maior preocupação são elas; e este programa vem pra ajudar e prevenir doenças e solucionar problemas que surgem no dia-a-dia com nossos alunos”.

O Programa Saúde na Escola atende aos alunos da rede municipal de educação e envolve a equipe da Secretaria de Saúde de São Carlos.