PREFEITO DE SÃO CARLOS E PRESIDENTE DA ARIS RUDI MIGUEL SANDER PARTICIPA DE EVENTO NACIONAL EM CUIABÁ

Publicado em 07/05/2019 às 14:07 - Atualizado em 07/05/2019 às 14:12

O Prefeito de São Carlos e atual presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS participa até sexta-feira do 49º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - ASSEMAE na cidade de Cuiabá – MT. Estão presentes neste evento, as principais autoridades do setor de saneamento básico, incluindo gestores públicos e técnicos de municípios de todas as regiões do Brasil. Com o auditório lotado de participantes, a solenidade de abertura ocorreu na segunda-feira (6), ressaltando o papel dos municípios para os avanços do saneamento básico de qualidade.

O presidente da ASSEMAE ponderou que “o Brasil tem como meta universalizar o serviço e o papel de nossa associação é defender, onde e quando for necessário, o saneamento público com gestão de qualidade. Não aceitaremos retrocessos nem barreiras rumo a nossa meta”.

Christianne Dias Ferreira, diretora da Agência Nacional das Águas - ANA, salientou em sua fala que a agência está focada em somar. “Criamos um grupo de trabalho, estamos coletando informações junto às agências reguladoras em funcionamento e sabemos da necessidade de consulta aos municípios. Estamos nos preparando para esse novo marco regulatório, que busca trazer mais segurança jurídica ao setor e, assim, abrir o caminho para mais investimentos públicos e privados”, comentou.

Ronaldo Nogueira de Oliveira, presidente da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA destacou os números do que chama “Brasil real”: 35 milhões de brasileiros ainda sem acesso à água potável e mais de 100 milhões de pessoas sem tratamento de esgoto. Responsável por viabilizar o saneamento básico de municípios com até 50 mil habitantes, além das áreas rurais, a FUNASA tem convênios assinados que somam aproximadamente R$ 8 bilhões de investimento em obras.

A busca por recursos para investimento no setor também esteve presente no pronunciamento do presidente do Conselho Federal de Administração - CFA, Mauro Kreuz. “Só há um caminho para isso: gestão profissional. Nosso papel em participar de um evento como este congresso é incentivar a adoção de uma visão mais sistêmica do setor. Existem recursos, mas para buscá-los é preciso que haja governança e bons projetos”, observou.

O 49º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE prossegue até sexta-feira (10) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento marca os 35 anos de criação da entidade e os 300 anos da capital mato-grossense. Considerado o maior evento municipalista da área de saneamento, o congresso tem previsão de reunir mais de dois mil participantes em uma programação que inclui mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologia e feira de saneamento básico.