PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE SÃO CARLOS E SICREDI VIABILIZA RETOMADA DA BANDA MARCIAL NO MUNICÍPIO

Publicado em 01/11/2018 às 10:10 - Atualizado em 01/11/2018 às 10:12

Aconteceu na manhã da última terça-feira (30) uma reunião com a participação do Secretário de Educação de São Carlos Sadi Baron, Coordenadora pedagógica e Coordenadora local do Programa A União Faz a Vida - PUFV Janete Maria Sander Giongo; Diretora da Fundação Cultural Ana Cláudia Hoffmann Pontel; e a Gerente do SICREDI Alto Uruguai agência de São Carlos Ariane Sandra Fischer.

Neste encontro foi discutida a criação da Banda Marcial de São Carlos e a formação da equipe coordenadora que ficou da seguinte forma: Representante da APP da Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur de Pratas, a diretora Cristiane Morona; da Secretaria de Educação, o secretário da pasta Sadi Baron; do Programa A União Faz A Vida, a coordenadora local Janete Giongo; do Sicredi Alto Uruguai, a gerente de São Carlos Ariane Sandra Fischer e da Fundação Cultural, a diretora Ana Claudia Pontel.

O Fundo de Desenvolvimento da Sicredi Alto Uruguai RS/SC destinou 15 mil reais para a criação e o início dos trabalhos da Banda, valor este já disponível, faltando apenas alguns processos burocráticos para recebê-lo.

A previsão de início com alunos e interessados da comunidade será na primeira quinzena de fevereiro de 2019 e envolverá aulas de música (noções iniciais e banda) e aulas de dança (noções iniciais e balizas da banda);

A prefeitura, através da Secretaria de Educação, se responsabilizará na contratação de dois profissionais, cada um com 20 horas semanais; o secretário de esportes Ariel Alves também já disponibilizou espaço da cancha de bocha anexo ao ginásio de esportes para os ensaios. As aulas de dança serão ministradas em sala no andar térreo da Unopar, no centro da cidade.

Quando do início dos trabalhos, em fevereiro do próximo ano, será organizado um concurso para a criação da logo e bandeira da Banda; serão feitas parcerias para a confecção das roupas e das balizas; além de cadastrar o projeto da Banda no site do Ministério da Cultura para buscar recursos através da lei Rouanet.

A Gerente do SICREDI Alto Uruguai agência de São Carlos Ariane Sandra Fischer falou da parceria neste projeto de criação da Banda Marcial através do Fundo de Desenvolvimento Filantrópico Regional da Cooperativa SICREDI/Alto Uruguai. “A gente se sente muito feliz em poder apoiar estas iniciativas que agregam para a cultura local, para o desenvolvimento das pessoas e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que aqui residem. Então, nós do SICREDI, nos sentimos honrados em poder estar apoiando e em nome de todos os associados da nossa cooperativa, o nosso agradecimento”, comentou Ariane.

O Secretário de Educação, Prof. Sadi Baron, destaca a importância da retomada da banda para o município que, além de oportunizar a comunidade de São Carlos aulas de música, também vai contribuir na divulgação do município através de apresentações culturais e, com isso, também, oferecer mais uma oportunidade de lazer e cultura à população São-carlense.