---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Comunicação
SECRETARIA DE AGRICULTURA DE SÃO CARLOS E SEBRAE REALIZAM ULTIMA ETAPA DO PROGRAMA NEGÓCIO CERTO

Publicado em 29/10/2018 às 17:32 - Atualizado em 29/10/2018 às 17:32

A Secretaria da Agricultura juntamente com o SEBRAE realizou na ultima sexta-feira (26) a última etapa do Programa Negócio Certo na propriedade do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Cléo Kunst em Linha Navegantes. O programa teve a participação de 17 jovens do meio Rural quem vem em busca de mais conhecimento para aplicação em sua propriedade. O Secretário José Cléo Kunst falou da importância da realização deste curso e agradeceu ao SEBRAE pela parceria, aos jovens agricultores que participaram adquirindo aprendizado para que possam através disso, melhorar a qualidade dos produtos da propriedade e também na gestão dos recursos e administração. “Na questão do agronegócio, nos da administração do município precisamos sempre oferecer informações aos nossos agricultores para que eles possam verdadeiramente, melhorar a sua propriedade num modo geral. E estas melhorias se conseguem com a busca de informações através destes cursos que a Secretaria traz para o nosso homem do campo”, disse Kunst.

A jovem Micheli Schabarum se disse feliz com a conclusão do curso, que, segundo ela, “foi muito proveitoso, vai meu ajudar bastante principalmente por eu seu iniciante na atividade, e dar sequencia aos trabalhos que meus pais iniciaram para poder fazer um planejamento melhor para o futuro na propriedade”, frisou. O jovem Robson Schlee da Linha Massing, também se diz satisfeito com o curso sobre a administração da propriedade, tudo que envolve o empreendedorismo da propriedade. Para ele, foi um curso ótimo, “pois vou fazer a sucessão da propriedade e terei uma noção maior sobre agronegócio”, comentou. Vanclei Brutscher, que também participou do Curso, disse que foi um curso muito bom. “Hoje o agronegócio necessita de um conhecimento cada vez maior pois hoje as propriedades são empresas rurais, onde temos que levar na ponta do lápis o custo de produção para poder nos manter no campo. Por isso, este curso é muito importante, muito valioso. Certamente São Carlos, por ter uma demanda muito grande na criação de suínos, aves e produção leiteira, com certeza, este curso só trará benefícios para o município e serve como incentivo para o jovem permanecer na propriedade”, concluiu. Já Paola Carolina Monego destacou que o curso foi muito bom, porque a gente tem que aprender a correr atrás dos nossos sonhos, e o curso nos incentiva a permanecer na propriedade e manter aquilo que nossos pais levaram anos pra construir. Aprendemos como administrar, como implantar novas atividades, quais são viáveis ou não, melhorar oque tem, para dar sequencia ao que os pais iniciaram”, completou. O Jovem Eduardo Schabarum também comentou do quão importante foi a participação neste curso, pois muitos não realizam a gestão e sem ela a propriedade pode acabar falindo. Muitas vezes os produtores não tem lucro porque não fazem a gestão adequada. Foi um curso muito útil, aprendi na prática a questão de controle e gestão”, finalizou. Luana Donna também frisou da importância do curso “pois ele buscou mudar um pouco a nossa visão, mostrando que não devemos somente seguir as tendências do mercado, mas também buscar algo novo que talvez ainda não esteja implantado na nossa região, onde predomina a produção leiteira, de aves e suínos. Pretendo aplicar na minha propriedade por meio da gestão, do uso da contabilidade e também da inovação, realizar mais cursos e pesquisas para aprimorar e melhorar a propriedade”, concluiu. Também a jovem Jaqueline Maria Brutscher disse que aprendeu muito com este curso, e, “com este aprendizado eu poderei aplicar muita coisa diferente na propriedade, com mais noção, com mais organização e melhorar a propriedade em si”, completou.

Após este último encontro, o próximo passo será fazer uma consultoria nas propriedades para visualizar, discutir e ver a gestão de números e tudo que estes jovens estão fazendo de melhorias e com isso fazer um planejamento junto com a família.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar