REINAUGURADA IGREJA NA LINHA SÃO JOSÉ.

Publicado em 16/03/2020 às 09:52 - Atualizado em 16/03/2020 às 16:27

No domingo 15 de março, se realizou a tradicional festa do padroeiro da comunidade de São José, que este ano teve um gosto especial, pois junto foi realizado o ato de entrega da sua igreja, que passou por um processo de restauração.

A igreja da comunidade de São José foi o primeiro bem tombado em São Carlos e é o único templo em madeira ainda existente no município. Construída em 1952 pelo mestre-de-obras alemão Ernest Klier (responsável pela construção de outros prédios do município), a capela tem elementos do estilo gótico alemão. O sino da igreja, instalado em 1954, também foi oriundo da Alemanha, terra dos antepassados da maioria dos moradores da comunidade.

A restauração, que foi uma reinvindicação dos moradores da localidade, se iniciou com seu pedido de tombamento, realizado no ano de 2017. Dois anos depois se iniciou seu processo de restauração. A conclusão da obra somente foi possível pelo empenho da administração municipal, Fundação Cultural de São Carlos, deputada Luciane Carminatti e dos moradores e ex-moradores de São José, que com doações e trabalho voluntário fizeram com que o bem pudesse ser restaurado.

Para a administração municipal e Fundação Cultural, o ato de restauração gerou um sentimento de dever comprido, pois há muito tempo era uma reivindicação da comunidade. Esse feito demonstra toda a importância que o templo possui, sua relevância histórica, estética e também turística.

A reinauguração neste domingo contou com autoridades como o Prefeito Rudi Miguel Sander, o Vice-Prefeito Kelen Rodrigo Giongo, o Presidente da Câmara de Vereadores Ademar João Brutscher, a Deputada Estadual Luciane Carminatti, a Professora do IFSC Etianne Oliveira (responsável pelo projeto de restauração), Secretários e Diretores de Departamento, o Presidente e o atual conselho da comunidade. Após o protocolo de reinauguração, foi realizada solene missa pelo padre Elmar Sauer. Posteriormente foi servido um delicioso almoço seguido com matinê durante a tarde. Certamente um dia para não ser esquecido.

A toda comunidade de São José, nossos mais calorosos parabéns!!!