PREFEITO DE SÃO CARLOS VISITA EMPREENDEDORES RURAIS

Publicado em 14/10/2019 às 09:35 - Atualizado em 14/10/2019 às 16:30

O Prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander, acompanhado do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Cléo Kunst, da colaboradora Angela Stockmann e da Assessoria de Imprensa realizou visita na última sexta-feira (11) a empreendedores Rurais de Agroindústrias familiares.

Uma das visitas foi realizada na propriedade de Rafael Felipe Wiest em Linha Moraes que realiza a confecção de artesanato em madeira.

Segundo ele, o seu empreendimento teve início quando ainda tinha 9 anos, confeccionando a sua primeira peça que ele guarda até hoje. “Em 2012 comecei a trabalhar com mais frequência, surgindo assim, a Artesanatos Rafael. Fui montando minhas ferramentas e, com o tempo, fui vendo que aquilo era mais que uma simples tarefa, pois mexia muito com meu sentimento, era algo mais sério”. Foi quando Wiest começou a investir um pouco mais neste ramo. “Quando me dei conta, estava trabalhando quase que em tempo integral na marcenaria. E foi assim o início de tudo. Hoje estou muito satisfeito com meu trabalho, tenho uma grande demanda e só me resta agradecer a Deus e aos meus clientes, de onde vem o incentivo a prosseguir neste trabalho”, comentou.

Wiest dedica atualmente 90% de seu tempo na fabricação de brinquedos em madeira e, segundo ele, no próximo ano será dedicação total, em tempo integral. Ele realiza as vendas em São Carlos e abrindo campo em toda região. Ele destacou a venda em lojas de Chapecó e possui parceria com uma loja na cidade de Pinhalzinho. “A ideia é essa: abrir um campo de vendas maior, para aumentar também a produção da empresa. Meu sonho é ir de encontro com o que já está em andamento em São Carlos, que é a questão do turismo”.

O município de São Carlos criou, neste ano de 2019, uma lei de apoio, incentivo e fomento de 5 mil reais às pequenas agroindústrias. Rafael Wiest também falou a respeito: “Acho que o município tem que ajudar quem precisa de ajuda. E esta lei vem de encontro a este pensamento. Precisamos ajudar os pequenos, aqueles que estão começando. Esta ajuda do município para mim, foi muito bem vindo e na hora certa. As ferramentas que eu adquiri com este incentivo, para comprar com recursos próprios, levaria 3 a 4 anos para pagar. Assim, já adquiri os equipamentos, já estou produzindo com eles e tendo retorno imediato. É uma ótima oportunidade para nós pequenos que estamos ainda em início de atividades”, disse.

Ainda segundo Wiest, toda a produção para 2019 já está vendida, aceitando pedidos somente para 2020. Ele lembrou também, que esta atividade certamente está no sangue, pois seu avô, Sr. Alberto Felipe Wiest também foi carpinteiro.

Família Lauschner

Outra família de empreendedores visitada na manhã de sexta-feira foi a Família Lauschner em Linha São Pedro. Lécio, Marisa e Alana trabalham com panificação na empresa Sabor Caseiro.

Segundo Marisa, o início foi um pouco difícil e em local pequeno. “Começamos a fazer mini pizzas pensando que não traria um grande resultado. Mas atualmente, com dois anos de atividades, estamos produzindo toda linha de panificação, à exemplo de pães, cucas, bolachas, mini pizzas, e com isso, tivemos que aumentar nosso espaço e adquirir maquinário para auxiliar na produção”. Marisa destacou que a maior parte da produção é destinada a merenda escolar do município de São Carlos, à feira livre onde também expõe seus produtos e encomendas para festas comunitárias, tanto em São Carlos quanto em municípios vizinhos.

Ela destacou também a grande importância da participação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Epagri de São Carlos, na pessoa da Extensionista Lilian Castelani, que deu todo suporte na implementação da empresa e também através de cursos, na modelagem do projeto para a parte legal da produção e do ambiente de produção.

Lécio também fez um agradecimento especial à prefeitura de São Carlos pelo incentivo de 5 mil reais através da lei de incentivo às pequenas agroindústrias, recurso este investido em equipamentos e construção do novo local de produção. No total, a família investiu na empresa aproximadamente 40 mil reais.

O Prefeito Rudi Miguel Sander parabenizou as duas famílias pelos empreendimentos, desejando sucesso e colocou a administração a disposição para auxiliar no que for necessário, dentro da legalidade.