BAHIA SEDIOU O 17° FÓRUM NACIONAL DA UNDIME

Publicado em 20/08/2019 às 09:59 - Atualizado em 20/08/2019 às 10:00

O 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que iniciou dia 13, encerrou na última sexta-feira (16) na Costa do Sauipe - Bahia. Com o tema "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem", o evento contou com a participação de 1.500 secretários e dirigentes de todo o país; e Santa Catarina participaram 10 delegados, entre eles, o Secretário de Educação de São Carlos Professor Sadi Baron.

O evento teve por objetivo debater este tema, entre outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública no Brasil, como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação, a apresentação das ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação.

Além dos debates políticos relacionados a educação municipalista também foi eleita a nova diretoria da UNDIME Nacional.  O presidente é Luis Miguel Garcia de São Paulo e a Presidente da Região Sul é a Secretária da Educação de Blumenau Patrícia Ruebes.

Para o Secretário de Educação de São Carlos Professor Sadi Baron, o Evento reforçou a luta pela educação pública de qualidade, “e a União dos Dirigentes é um instrumento importante na defesa do interesse da Educação municipalista de todo o país. O FUNDEB representa mais de 50% dos recursos do município de São Carlos. A não renovação em 2020 seria o desmonte da educação pública”, comentou.

O novo presidente nacional da UNDIME, Luis Miguel Garcia de São Paulo destacou a importância deste evento, dizendo que a UNDIME propicia uma ação conjunta entre os municípios, “à exemplo do que acontece no oeste catarinense com ações cooperativas, e a UNDIME permite estas ações, além da discussão do regime de colaboração união-estado-município. O nosso grande desafio hoje, é o FUNDEB, o financiamento da educação, a garantia do plano nacional da educação, e as conquistas que se efetivaram e que a gente não pode deixar retroceder este processo,” completou Garcia.

A Presidente da UNDIME Santa Catarina e agora Presidente da Região Sul, Patrícia Ruebes - Secretaria de Educação de Blumenau falou do orgulho para Santa Catarina - SC em assumir a presidência da região sul. “É de fundamental importância Santa Catarina estar à frente das discussões. Todas as reuniões do ministério da educação, do FNDE, SC terá cadeira para as decisões de todas as políticas educacionais. E eu quero deixar aqui um agradecimento muito especial ao secretário de Educação de São Carlos, Sadi Baron, que sempre esteve junto comigo à frente na presidência da UNDIME de SC, me representando em Brasília buscando o recurso das creches que estavam travadas no sistema do FNDE e a parceria que ele vem tendo conosco à frente da UNDIME. Com certeza, SC fará muito pela educação da nossa região Sul, e cada vez mais alcançando o nosso objetivo que é a qualidade da aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, concluiu Patrícia.