---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Comunicação
DE ONDE SURGIU O UNIFORME ESCOTEIRO?

Publicado em 14/08/2019 às 15:48 - Atualizado em 14/08/2019 às 15:48

Após o cerco de Mafeking e o fim da guerra Anglo-Boer, a Grã Bretanha tinha o controle das antigas repúblicas Boer do Transvaal e do Estado Livre de Orange. A Polícia Sul-africana foi formada para ser uma força de paz, algo entre a polícia normal e uma força militar, para pacificar as antigas repúblicas agora faziam parte da África do Sul unificada sob o governo britânico.

Baden Powell, fundador do escotismo, foi nomeado comandante desta força, como um líder com excepcional habilidade para organizar a força a partir do zero em um curto espaço de tempo. Ele rapidamente recrutou os membros em duas colônias britânicas: o Cabo e Natal, as quais agora eram parte da União da África do Sul. Também recrutou oficiais e homens da Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Índia e Ceilão (atual Sri Lanka), Inglaterra e Irlanda.

O próprio B-P desenhou o uniforme: uma camisa informal na cor caqui e o seu favorito chapéu de abas largas. Era menos formal e mais prático que o uniforme do exército, já que ele sempre preferiu as roupas confortáveis.

Mais tarde quando ele criou o Escotismo, B-P adotou um uniforme muito semelhante, com camisa e bermudas caqui, lenço e o famoso chapéu de abas largas.

 

Créditos do texto: Janayne Sander Godoy e Marília Gabriela Klauck/ Assessoria de divulgação 42° Grupo Escoteiro General Osório.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar