---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Comunicação
CALENDÁRIO ESCOLAR 2019

Publicado em 06/02/2019 às 11:19 - Atualizado em 14/06/2019 às 13:51

CALENDÁRIO ESCOLAR 2019

FEVEREIRO

Dia 01 (sexta):

7h30 às 11h30 todos os professores em suas escolas para organização dos espaços escolares.

13h30 às 17h30 equipes gestoras, professores, serventes e motoristas (efetivos convocação e ACT’s convite), no Auditório da Educação, palestra com RH da AMOSC e palestra de Primeiros Socorros com Corpo de Bombeiros de São Carlos. Terá certificação de 4h a ser emitido pela SME.

Dia 04 (segunda):

7h30 às 11h30: na Escola de Pratas, Planejamento por áreas (fazer grupos separados Creches, Prés, Anos Iniciais e Anos Finais). Equipes gestoras e secretárias deverão acompanhar as atividades em todos os grupos e levar a BNCC, Currículo dos Anos Iniciais e Mapas de Experiências. Cada professor levar seu material para anotações, material de apoio. Pode levar o notebook.

14h30 às 17h30: no Salão Paroquial, palestra “A escola que transforma vidas”, com o professor Max Haetinger, numa parceria com a SICOOB Credial. Público: professores, estagiárias, serventes, motoristas, equipes gestoras.

Dia 05 (terça):

ENSINO FUNDAMENTAL: Formação de 8h em Chapecó, sob organização da AMOSC. Os trabalhos serão conduzidos pela Unochapecó e UFFS. Transporte e almoço responsabilidade da SME.

EDUCAÇÃO INFANTIL: 7h30 às 11h30 cada professor em sua escola. 13h30 às 17h30: no Auditório da Educação, roda de conversa com a fonoaudióloga Luana Giongo e Troca de Experiências entre os professores (cantos, expressão artística, coordenação motora, psicomotricidade, campos de experiências e contação de histórias).

20h: reunião com pais e/ou responsáveis do CEIM Criança Feliz, no Auditório da Educação.

Dia 06 (quarta):

ENSINO FUNDAMENTAL: Formação de 8h em Chapecó, sob organização da AMOSC. Os trabalhos serão conduzidos pela Unochapecó e UFFS. Transporte e almoço responsabilidade da SME.

EDUCAÇÃO INFANTIL: 7h30 às 11h30 cada professor em sua escola. 13h30 às 17h30: no Auditório da Educação, com a equipe da APAE (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicóloga), palestra com o tema “A importância da estimulação essencial na Educação Infantil” 1º Encontro.

18h às 20h: reunião com pais e/ou responsáveis do CEIM Pequeno Príncipe, na própria creche.

20h30: reunião com pais e/ou responsáveis do CEIM Cantinho Alegre, no Auditório da Educação.

Dia 07 (quinta):

Cada professor em sua escola, para estudo do PPP (Projeto Político Pedagógico), duração de 8h, sob coordenação das equipes gestoras.

20h: reunião com pais e/ou responsáveis dos CEIMs Mundo Encantado e Rabisco, no Auditório da Educação.

Dia 08 (sexta): Cada professor em sua escola, para PLANEJAMENTO, com duração de 8h, sob coordenação das equipes gestoras e coordenação pedagógica.

20h: reunião com pais e/ou responsáveis do CEIM Aquarela, na Escola de Educação Básica Dr. Carlos Culmey.

Dia 11 (segunda): Início das aulas em toda a rede municipal de ensino.

A definir: reunião com motoristas (todos do Transporte Escolar), sob coordenação da SME, com duração de 4h.

Dia 26 (terça): manhã, na Escola de Pratas, Oficina inicial do PUFV, sob coordenação da UCEFF. As 09 escolas e SCFV no mesmo local, separados por Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. Levar planejamento, proposta curricular e material para anotação. Tarde, aula normal para todos.

 

MARÇO

Dias 04 e 05 (segunda e terça): feriado de Carnaval – não tem aula.

Dia 26 (terça): 1º Encontro de Formação da Educação Infantil, com Claudia Cruz. Organização: AMOSC. São Carlos será polo regional. Neste dia, Ensino Fundamental tem aula normal. Obs.: Creches não precisam repor, Prés, sim.

Até dia 28: Entrega dos planejamentos ao gestor de cada escola.

Dia 29 (sexta): CARRETA LITERÁRIA – Formação para equipes gestoras e 01 professor responsável por escola (município e estado), das 13h às 17h. Entrega oficial da CARRETA, às 18h.

 

ABRIL

Dia 02 (terça): em Frederico Westphalen, Seminário de Educação Cooperativa do PUFV, para professores, estagiárias e equipes gestoras.

Dias 09 e 10 (terça e quarta): Assessoria inicial aos projetos do PUFV. Será 01 hora por projeto, com cronograma organizado pela coordenadora.

Dias 09, 10 e 11 (terça a quinta) BRINQUEDOTECA: 05 multiplicadores terão 03 dias de oficinas de 4h. Organização: AMOSC.

Dia 19 (Sexta-feira Santa): não tem aula. No dia 18, aula normal (cada turma no seu turno).

Dias 23 e 24 (terça e quarta): XIII Comemoração ao Dia do Livro. No dia 24, à noite, atividades para comunidade escolar (contará como dia letivo para segunda-feira). Durante os dois dias, organização de cronograma de visitação de alunos com seus professores.

 

MAIO

Dia 01 (quarta): Feriado do Dia do Trabalho – não tem aula.

½ dia de Conselho de Classe Ensino Fundamental e Educação Infantil (Prés):

Dia 02 (quinta): São João – manhã e tarde

Dia 03 (sexta): Bela Vista – manhã e tarde

Dia 06 (segunda): Pratas – manhã e tarde

Dia 07 (terça): Criança Feliz – manhã e Aquarela – tarde

Dia 22 (quarta): 2º Encontro de Formação da Educação Infantil, com Claudia Cruz. Organização: AMOSC. São Carlos será polo regional. Neste dia, Ensino Fundamental tem aula normal. Obs.: Creches não precisam repor, Prés sim.

Dia 27 (segunda): Comitê Gestor do PUFV – apresentação dos projetos, às 14 horas.

A definir: Conselho de Classe Participativo – contará como dia letivo para todos (uma aula).Reunião com pais, alunos e professores, à noite. Cada escola define data e horários. Organizar por turma para repasse do 1º bimestre, falando de rendimento, atividades, materiais, encaminhamentos. Fazer ata/registro e matéria para divulgar. Em forma de ofício, encaminhar para Secretário de Educação, até o dia 28/06, um relatório dessa atividade e anexar fotos, bem como a reportagem nas mídias e/ou jornais dessa atividade.

 

JUNHO

Dias 06 e 07 (quinta e sexta) BRINQUEDOTECA: 05 multiplicadores terão 02 dias de oficinas de grupos. Organização: AMOSC.

Dias 20 e 21 (quinta e sexta): Feriado de Corpus Christi – não tem aula.

PROJETO INTERDISCIPLINAR: Cada escola (Bela Vista, Pratas e São João) deverá organizar a Festa Junina à noite ou fim de semana, com participação de pais, alunos e professores. Se não fizer, não contará dia letivo. Contará dia letivo para sexta-feira. Fazer um projeto com tema, objetivo geral, justificativa, desenvolvimento e cronograma; entregar para Secretário de Educação até o dia 28/06.

Datas das Festas Juninas: 01/06Bela Vista, 14/06 Pratas e 20/07 São João.

JOGOS DA FESPORTE: 27/06 a 03/07: atividades para repor dias letivos

- 27/06, quinta-feira, aula normal. No final da tarde organizar o espaço, já que as delegações chegarão à noite para alojar (PARA TODAS AS ESCOLAS E CEIM’s);

- 28/06, sexta-feira, não haverá aula na rede municipal (TODAS AS ESCOLAS E CEIM’s). Temos um dia letivo a mais previsto desde o começo do ano; quanto às serventes, cada diretora organiza da melhor forma;

- 01/07, segunda-feira, contar como dia letivo, pois faremos a discussão do PPP (Projeto Político Pedagógico). Para isso, convidar os professores, serventes, representantes de pais e de alunos. Fazer registro fotográfico e mandar para email educacao@saocarlos.sc.gov.br. Ocupar o espaço da sala dos professores, assim não irá atrapalhar a delegação alojada. Sugerimos fazer horário corrido das 7h às 13h e o trabalho do PPP pode ser das 8h às 11h; esta programação somente para AQUARELA, ESCOLAS DE PRATAS, SÃO JOÃO E BELA VISTA, sendo que as outras tem aula normal;

- 02/07, terça-feira, os professores deste dia deverão encaminhar atividades extra-classe conforme o conteúdo que iria ser estudado no dia. Fazer registro no diário de classe e ter algum material para comprovar esta atividade. Os professores deverão cumprir seu expediente na escola, podendo fazer das 7h às 13h (cada um conforme sua carga horária do dia); esta programação somente para ESCOLAS DE PRATAS, SÃO JOÃO E BELA VISTA, demais com aula normal, inclusive AQUARELA.

- 03/07, quarta-feira, haverá aula normal PARA TODOS; alguns atletas já devem ter saídos de algumas salas e poderemos nos organizar nos espaços.

 

JULHO

Dia 12 (sexta): fim do 1º semestre.

De 15 a 26: Creche de Férias, com atendimento no CEIM Mundo Encantado (09 dias, pois dia 25, quinta, é feriado municipal).

De 15 a 28: recesso para alunos.

SEMANA PEDAGÓGICA

Dia 15 (segunda): Ensino Fundamental e Prés: conselhos de classe. Creches: planejamento.

Dia 16 (terça): Ensino Fundamental e Prés: planejamento. Creches: conselhos de classe. Creches de São João e Bela Vista antes da noite reunião com pais.

Dia 17 (quarta):

Ensino Fundamental: matutino - Projeto Prevenção com a equipe da APAE, com 4 horas. Vespertino: organização dos espaços escolares.

Educação Infantil: vespertino - palestra com o tema “A importância da estimulação essencial na Educação Infantil” 2º Encontro, com duração de 4 horas. Antes da noite: reunião com pais por turma para repasse do conselho de classe do 1º semestre (assim, de manhã estarão liberadas).

Serventes: curso com a nutricionista, com duração de 8 horas.

Dia 18 (quinta):

Ensino Fundamental: curso de Oralidade e Comunicação, com duração de 8 horas.

Educação Infantil: curso Brinquedoteca (repasse dos multiplicadores), com duração de 8 horas.

Dia 19 (sexta): revisão do PPP em cada escola.

De 22 a 28: recesso para professores.

Dia 29 (segunda): início do 2º semestre

 

AGOSTO

Dia 08 (quinta): Jogos Escolares (interséries) para Anos Finais, no Ginásio Municipal. Organização: SME e CME, em parceria com o PUFV.

Dia 14 (quarta): Congreso da Família, à noite (contará como dia letivo para quarta-feira).

Dias 16 (sexta) e 19 (segunda): 2ª Assessoria aos projetos do PUFV – 1 h por escola, com UCEFF, conforme cronograma.

 

SETEMBRO

De 01 (domingo) a 06 (sexta): Hora cívica no Altar da Pátria, com hasteamentos e arriamentos diários.

Dia 07 (sábado): Desfile cívico, de manhã, na Rua do Comércio. Contará dia letivo para todos.

 

OUTUBRO

½ dia de Conselho de Classe Ensino Fundamental e Educação Infantil (Prés):

Dia 01 (terça): Bela Vista – manhã e tarde

Dia 02 (quarta): Aquarela – manhã e Criança Feliz – tarde

Dia 03 (quinta): Pratas – manhã e tarde

Dia 04 (sexta): São João – manhã e tarde

Dia 05 (sábado): BRINQUE CRIANÇA, à tarde. Professores são convidados – não contará dia letivo.

Dia 11 (sexta): EDUCAFEST, à noite, para professores, serventes, motoristas e convidados. Evento do PUFV.

Dia 14 (segunda): não tem aula.

Dia 15 (terça): Dia do Professor (não tem aula).

 

NOVEMBRO

Dia 01 (sexta): não tem aula.

Dia 04 (segunda): Feriado do Dia do Padroeiro.

Dia 07 (quinta): Concurso de Declamação de Poesia, tarde e noite.

Dia 15 (sexta): Feriado do Dia da Proclamação da República.

A definir: ½ dia Oficina Final do PUFV, com as 10 escolas, com certificação de 4h.

MOSTRAS DE TRABALHOS: à noite ou sábado, para contar dia letivo para todos, com certificação de 4h para todos.

Datas das Mostras das 10 escolas:

Bela Vista:

    /11, às

São João:

    /11, às

Pratas:

    /11, às

Aquarela:

29/11, às 16h

Criança Feliz:

               , às

Pequeno Príncipe:

Mundo Enc:

Cantinho Alegre:

Rabisco:

 

 

 

DEZEMBRO

NATAL LUZ, data a definir: Participação das Escolas de São João, Bela Vista, Pratas, Criança Feliz e Aquarela no Natal Luz para contar dia letivo de quinta-feira, realizando numa noite ou final de semana, conforme a programação a ser divulgada. A Escola de Pratas participa da programação do Balneário de Pratas. Creches não precisam participar.

 

½ dia de Conselho de Classe Educação Infantil (Creches):

Dia 02 (segunda): 13h São João e 15h Bela Vista

Dia 03 (terça): Mundo Encantado – matutino e Rabisco – vespertino

Dia 04 (quarta): Cantinho Alegre – matutino e Pequeno Príncipe – vespertino

 

½ dia de Conselho de Classe Ensino Fundamental e Educação Infantil (Prés):

Dia 05 (quinta): Aquarela – manhã e Criança Feliz – tarde

Dia 16 (segunda): São João, Bela Vista e Pratas – definir horários para não chocar.

 

Dia 10: encerramento dos alunos sem exames ensino fundamental.

Dias 11, 12 e 13: exames das escolas de ensino fundamental.

Dia 11: NOITE DO PIJAMA para alunos do Pré II do Criança Feliz e do Aquarela.

Dia 12: encerramento da educação infantil Prés.

Dia 17: entrega dos boletins

A definir: encerramento dos professores ACT’s – conforme atividades/calendário de cada área.

Dia 18: conclusão dos 9º anos das 03 escolas, no Auditório da Educação.

Dia 19: encerramento para professores efetivos dos Prés II do Criança Feliz e Aquarela (devido Noite do Pijama).

Dia 20: encerramento das creches e dos professores efetivos de toda rede.

  

QUADRO DE DIAS DE EFETIVO TRABALHO ESCOLAR - 2019

 

Creches

Prés

Anos Iniciais

Anos Finais

Fevereiro

14

14

14

14

Março

18

18

19

19

Abril

21

21

21

21

Maio

22

23

23

23

Junho

17

17

18

18

Julho

13

13

13

13

Agosto

23

23

23

23

Setembro

22

22

22

22

Outubro

21

21

21

21

Novembro

19

19

19

19

Dezembro

15

09

07

07

 

206

200

200

200

 

 ASPECTOS GERAIS:

  • A LDB apresenta a obrigatoriedade da matrícula na Educação Básica para a faixa etária de 4 a 17 anos (Pré-escolar até o Ensino Médio).
  • A educação básica, nos níveis pré-escolar, fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

II - Consideram-se  dias de efetivo trabalho escolar, ( DETE) os dias em que forem desenvolvidas atividades regulares de aula ou outras programações didático-pedagógicas, planejadas pela escola desde que contem com a presença de professores e a frequência controlada dos alunos;

III- São considerados Dias Letivos ( DL) todos os dias de desenvolvimento educativo e de planejamento, capacitação, semanas pedagógicas, dias de estudo, incluindo os exames finais  (210 dias/anuais).

  • Cada escola poderá organizar uma viagem de estudos, dentro do município e por turma, durante o ano, mediante apresentação de projeto para a direção de sua escola.

 

  

RESUMO DA CARGA HORÁRIA DAS FORMAÇÕES PARA

PROFESSORES, SERVENTES, MOTORISTAS E GESTORES

 

Público

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Nov

Total

Educ. Infantil

 

28h

8h

6h

8h

-

12h

-

8h

70 horas

Anos Iniciais

 

36h

-

6h

-

-

12h

-

8h

62 horas

Anos Finais

 

36h

-

6h

-

-

12h

-

8h

62 horas

Aux. de Serviços Gerais/Serventes

8h

-

-

-

-

8h

4h

4h

24 horas

Motoristas

 

8h

-

-

-

-

-

4h

4h

16 horas

Gestores e Equipe da SME

44h

8h

6h

8h

6h

21h

-

8h

104 horas

Importante: ao longo do ano pode ser que alguma formação seja ainda organizada e acrescentada.

 

Obs.: aprovado pela Comissão Paritária do município de São Carlos, conforme ata de reunião datada de 30/01/2019.

 

 

São Carlos, 30/05/2019.

 

SADI BARON – Secretário de Educação

JANETE M. S. GIONGO – Orientadora Educacional

MARIA CÉLIA FRÖHLICH – Professora