---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Comunicação
CALENDÁRIO ESCOLAR 2018

Publicado em 05/02/2018 às 17:10 - Atualizado em 21/03/2018 às 17:12

 

FEVEREIRO: dias letivos = 11

Dias 01 e 02: Abertura do ano letivo com todos os professores no Auditório da Educação – Capacitação de 16h. Certificação pela empresa LETRAR.

Dia 05 matutino: Capacitação da AMOSC com todos os Professores no Auditório de Educação -  4h

Dia 05 vespertino: Organização do Espaço Escolar – cada professor em sua escola. Capacitação das Auxiliares de Serviços Gerais - 4h, sob coordenação da nutricionista Kathleen.

Dia 06: 1ª etapaCapacitação para os Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais com Cleidiana Watte – 8h, na escola de Pratas. Professores vir com roupas confortáveis e trazer o Currículo e o Planejamento em construção.

Os demais Professores, fazer o Planejamento Curricular, que tem por objetivo orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula. Definir o currículo a ser desenvolvido em um ano letivo é uma das tarefas mais complexas da prática educativa e de todo o corpo pedagógico das instituições. Cada professor em sua escola.

Dia 07: 1ª etapa Capacitação Educação Infantil AMOSC Polo São Carlos com Claudia Cruz – 8h, no Auditório da Educação.

Para os demais Professores, fazer o Planejamento Curricular, que tem por objetivo orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula. Definir o currículo a ser desenvolvido em um ano letivo é uma das tarefas mais complexas da prática educativa e de todo o corpo pedagógico das instituições. Cada professor em sua escola.

Dia 08: Planejamento e organização do Espaço Escolar - cada professor em sua escola.

Dia 09: Capacitação Educação Infantil/AMOSC – 8h. Por Escola, levar o documento das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil – AMOSC e o Planejamento em construção de cada professor. Será na escola de Pratas.

Para os demais Professores, planejamento e organização do espaço escolar - cada professor em sua escola.

Dias 12 e 13: CARNAVAL

Dia 14: Início do ano letivo

Até dia 28: Entrega dos planejamentos ao gestor de cada escola.

 

 

MARÇO: dias letivos = 21

Dia 01: De manhã aula normal. À tarde, Audiência Pública do Plano Municipal de Educação no Auditório da Educação, às 15h; todos os professores e serventes desse turno estão convocados, conta dia letivo.  Haverá coffe break às 16h30min. Após o café, saída às 17h45min para oTeatro de abertura do Ano Letivo pelo PUFV (é um convite para equipes gestoras e professores) em Frederico Westphalen, à noite. Teatro conta Certificação de 4h.

04 horas por escola: Planejamento dos Projetos do PUFV com assessoria da UCEFF Campus Itapiranga. Datas a definir. No outro turno haverá aula normal.

Dia 29 – Quinta- Feira Santa – Todos os alunos no turno matutino para atividade coletiva. À tarde não haverá atividade nas escolas da rede municipal.

 

 

ABRIL: dias letivos = 20 Creches, 21 Prés, 20 Anos Iniciais e 19 Anos Finais

A definir – Capacitação 08 horas para as equipes gestoras, na SME – Construção do PPP, com Assessoria da AMOSC.

Dia 18: CONAE – Conferência Intermunicipal (São Carlos e Águas de Chapecó).

Conselhos de Classe: ½ dia de aula e outro ½ dia para contar como dia letivo:

Aquarela: 18/manhã ou qdo a Carlos Culmey fizer.                                   Criança Feliz: 19/manhã

Bela Vista: 19/tarde e 20/manhã                                                                        São João: 24/manhã e 25/tarde

Pratas:24/tarde e 25/manhã

 

Os CEIM’s Criança Feliz e Aquarela são convocados a repor o dia que falta em junho (da formação da AMOSC) com uma reunião com os pais neste mês de abril, das 18h às 20h, para repasse do conselho de classe. Definir o dia com a coordenadora. Creches trabalham mais no final do ano letivo.

 

Planejamento extra-turno nas Creches (obs.: não conta dia letivo, será descontado em horas atividades. Das 18h30 às 20 h). Haverá acompanhamento da equipe da SME.

Mundo Encantado: 16/04 – segunda-feira

Pequeno Príncipe: 17/04 – terça-feira

Rabisco: 23/04 – segunda-feira

Cantinho Alegre: 24/04 – terça-feira

 

Dia 30: Não haverá aula, compensação em dezembro, no Natal Luz.

 

 

 

MAIO: dias letivos = 21

Dia 01: Feriado Dia do Trabalho

Dias 15 e 16: Comemoração Dia do Livro. Durante os dois dias, organização de cronograma de visitação de alunos com seus professores. Na noite do dia 15, contação de história para a família. Essa noite contará como dia letivo, portanto os alunos com suas famílias serão convidados. Os professores e serventes estão convocados.

Dia 17: 2ª etapa 08 h de Formação para Educação Infantil, pela AMOSC. Polo em São Carlos. Obs.: Neste dia as escolas de Ensino Fundamental terão aula normal.

Dia 17: Capacitação das Auxiliares de Serviços Gerais e Motoristas, das 13 às 17 horas – (04 horas sobre auto-estima, motivação, dinâmicas, ética) com AMOSC – Locenir e Marta. Local a definir.

Dia 24: 2ª etapa: 08 h de Formação para Anos Iniciais com a Cleidiana Watte, na escola de Bela Vista. Terá almoço na escola para quem estiver na formação. Nesse dia a Educação Infantil e os Anos Finais terão aula normal.

Dia 31: Feriado Corpus Christi

 

JUNHO: dias letivos = 19 Creches, 19 Prés e 21 Ensino Fundamental.

Dia 01: Enforcar feriado.

Dia 19: 3ª etapa Capacitação Educação Infantil AMOSC, Polo São Carlos, com Claudia Cruz – 8h. Obs.: Neste dia as escolas de Ensino Fundamental terão aula normal.

PROJETO INTERDISCIPLINAR: Cada escola (Bela Vista, Pratas e São João) deverá organizar a Festa Junina à noite ou fim de semana, com participação de pais, alunos e professores. Se não fizer, não contará dia letivo. Os CEIM’s (creches) trabalham a mais no final do ano, por este motivo não precisam fazer este projeto. Os Pré’s já recuperaram em abril.

Datas das Festas Juninas: 02/06 Bela Vista, 15/06 Pratas e 14/07 São João.

 

JULHO: dias letivos = 22 Creche de férias, 12 Creches regular, 12 Prés, 13 Anos Iniciais e 13 Anos Finais.

Conselhos de Classe:

Rabisco: 04/matutino                                                                                              Cantinho Alegre: 04/vespertino

Pequeno Príncipe: 05/matutino                                                                          Aquarela: 05/ vespertino ou qdo a Carlos Culmey fizer

Mundo Encantado: 06/matutino                                                                        Criança Feliz: 06/ vespertino

Pratas: 09/manhã e 10/tarde                                                                               São João: 10/manhã e 09/tarde

Bela Vista: 12 manhã e tarde

 

À NOITE: As escolas de Ensino Fundamental fazer uma reunião com todos os pais e organizar por turma para repasse do 1º semestre: rendimento, atividades, encaminhamentos, etc. Conta dia letivo: fazer ata/registro.

 

Dia 16: Formação por área do PUFV, em Frederico Westphalen ou em Itapiranga, dia todo, com todos os professores e estagiários de 10 municípios que tem o PUFV. Terá certificado de 8h. Capacitação para Auxiliares de Serviços Gerais, vespertino - 4h (temas: meio ambiente, lixo, horta).

Dia 17: cada professor em sua escola para estudo da BNCC.

 

Dia 18: 3ª etapa: 08 h de Formação para Anos Iniciais com a Cleidiana Watte, na escola de São João. Terá almoço na escola para quem estiver na formação. Educação Infantil e Anos Finais em sua escola para estudo da BNCC.

 

Dia 19: 4ª etapa Capacitação Educação Infantil AMOSC, Polo São Carlos, com Claudia Cruz – 8h. Para Anos Iniciais: cada professor em sua escola para estudo da BNCC.Para Anos Finais: Formação em parceria com a UFFS; será na UFFS, dia todo, com certificação pela UFFS, devendo fazer a inscrição no site.

 

Dia 20: Educação Infantil e Anos Iniciais em sua escola para organização do espaço escolar e planejamento. Para Anos Finais: Formação em parceria com a UFFS; será na UFFS, dia todo, continuação do dia 19.

 

A DEFINIR: Capacitação pelo IFSC para gestores escolares e secretárias de escola – 8h

 

De 16 a 27: Recesso para alunos. O CEIM Cantinho Alegre atenderá em caráter de “Creche de Férias”.

 

De 23 a 27: Recesso escolar para professores.

 

 

 

AGOSTO: dias letivos = 24 Creches, 24 Prés, 24 Anos Iniciais e 25 Anos Finais

Dia 10: Comemoração ao Dia do Estudante com Gincana Cultural para Anos Finais – Dia todo com almoço. Organização da Secretaria de Educação e Departamento de Esportes. Para outros alunos, aula normal.

Dia 14: Congresso de Pais, à noite, 04 horas de Formação Continuada. Como tem apresentações de alunos e presença de pais e professores, contar dia letivo. Todos os professores e serventes são convocados.

Dia 21: 4ª etapa: 08 h de Formação para Anos Iniciais com a Cleidiana Watte, na escola de Pratas. Não terá almoço na escola. Nesse dia a Educação Infantil terá aula normal. Para Anos Finais, 08 h de formação com a UFFS; local a definir.

 

SETEMBRO: dias letivos = 20 Creches, 20 Prés, 19 Anos Iniciais e 19 Anos Finais

Dia 07: Dia da Independência, conta como dia letivo devido desfile cívico das escolas na Rua do Comércio.

 

CONSELHO DE CLASSE:

Bela Vista: 18/manhã e 19/tarde                                                                        São João: 20/manhã e 21/tarde              

Pratas: 21/manhã e 20/tarde

 

 

OUTUBRO: dias letivos = 22 Creches, 23 Prés, 23 Anos Iniciais e 22 Anos Finais

Dia 06: Brinque Criança, à tarde, envolver pais, professores, alunos, serventes para contar dia letivo.

A DEFINIR: Prés e Anos Iniciais: organizar Pique Nique dia todo. Para outros alunos, aula normal.

Dia 11: Jantar em comemoração ao Dia do Professor, incluindo Serventes e Motoristas.

Dia 12: Feriado religioso

Dia 15: Não haverá aula – Dia do Professor.

CONSELHO DE CLASSE: ½ dia de aula e outro ½ dia aula para contar como dia letivo:

Criança Feliz: 02/manhã

Aquarela: 02/tarde

 

 

NOVEMBRO: dias letivos = 20

Dia 01: Concurso de poesia – vespertino. Aula normal.

Dias 02 e 15: Feriados Finados e Proclamação da República

Dia 16: Enforcar, mas cada escola deverá organizar a Mostra de Trabalhos à noite ou sábado para contar dia letivo. A participação na Mostra dará direito a um certificado de 04 h.

A DEFINIR: Oficina final do PUFV para todos os professores, 04 h.

Datas das Mostras das 10 escolas:

Bela Vista:

22/11, às

São João:

08/11, às

Pratas:

21/11, às

Aquarela:

Criança Feliz:

SCFV:

07/11, às

Mundo Encantado:

Cantinho Alegre:

Rabisco:

Pequeno Príncipe:

 

 

DEZEMBRO: dias letivos = 15 Creches, 08 Prés, 08 Anos Iniciais e 08 Anos Finais

NATAL LUZ: Participação das Escolas no Natal Luz para contar dia letivo, numa noite ou final de semana. Escola de Pratas participa da programação do Balneário de Pratas; Escolas de São João e Bela Vista participam da programação da comunidade de São João; Creches e Prés Escolares da cidade participam na Praça da Matriz. Obs.: este dia é para compensar a folga de 30/04.

Conselhos de Classe/avaliação:

Rabisco: 03/vespertino                                                                                           Cantinho Alegre: 03/matutino

Pequeno Príncipe: 04/vespertino                                                                       Mundo Encantado: 04/matutino                                                                       

Dia 11: Encerramento dos alunos sem exame.

Dias 12, 13 e 14: Exames finais

Dia 17: Conselhos de classe nas escolas, com ata:

São João às 7:30 h, Bela Vista às ________ e Pratas às _________.

                   

Dia 18: Entrega final de boletins e último dia dos ACT’s na Educ Infantil Prés e Ensino Fundamental.

 

 

Dia 19: CONCLUSÃO 9º Anos das 03 escolas: todos no Auditório da Educação

Dia 20: Encerramento das creches com alunos e ACT’s.

Dia 21: Encerramento com professores efetivos e serventes de toda a rede.

 

 

 

RESUMO DA CARGA HORÁRIA DAS FORMAÇÕES PARA PROFESSORES, SERVENTES E GESTORES:

 

Educação Infantil: Fev 36h; Mar 8h; Mai 8h; Jun 8h; Jul 16h; Ago 4h e Nov 8h = 88 horas.

Ensino Fundamental Anos Iniciais: Fev 28h; Mar 8h; Mai 8h; Jul 16h; Ago 4h, Set 8h e Nov 8h = 80 horas.

Ensino Fundamental Anos Finais: Fev 20h; Mar 8h; Abr 8h; Jul 24h; Ago 4h; Set 8h  e Nov 8h = 80 horas.

Auxiliar de Serviços Gerais/Serventes: Fev 4h; Mai 4h; Jul 4h; Ago 4h e Nov 4h = 20 horas.

Gestores: Fev 20h; Mar 16h; Jul 16h; Ago 4h e Nov 8h = 64 horas.

 

Obs.: atualizado em 21/03/2018.

 

SADI BARON                                                                                            JANETE M. S. GIONGO

Secretário de Educação                                                                       Orientadora Educacional